Resenha do filme Venom (2018)

Estou trazendo aqui a nossa resenha do Venom, o filme do personagem da Marvel de mesmo nome lançado pela Sony em outubro de 2018. Vou falar os pontos negativos e positivos do filme, deixar algumas informações, trailer e o 10º episódio do Cine Clube Bolonha de Cinema que focou no próprio filme do Venom:

O vídeo acima continuou a partida do Cine Clube Bolonha de Cinema 7. Obtenha os links para download e mais informações dos mods jogados aqui.

Então, Venom, dirigido por Ruben Fleischer e estrelado por Tom Hardy, conta a história do jornalista Eddie Brock quando ganha superpoderes depois de ser ligado a um simbionte alienígena cuja espécie planeja invadir a Terra. Quando terminei de assistir o filme, achei muito ruim, mas, depois de ler umas resenhas e conversar com um amigo, acabei repensando e diria que é assistível, porém eu não veria de novo. Fiquei com a impressão que enfiaram um monte de coisa junta sem preocupar com conectá-las ou mudaram o seu estilo no meio para agradar o público acostumado com filme padrão de super-herói da Marvel. Se eu estiver certo, explica o porquê de Venom ser fraco.

Tipo, desenvolveram muito pouco os personagens e, a exceção do protagonista, não se simpatiza com nenhum deles. A própria relação de Brock com o simbionte, que foi até legal no filme, é bastante superficial e merecia mais atenção. Tipo, de uma hora pra outra, ele muda de uma criatura egoísta para um ser benevolente e decide salvar o mundo. Isso foi ridículo.

Outra coisa foi o excesso de piadinhas à lá estúdios Marvel. Aquelas bem manjadas que você sabe qual vai ser ou a hora em que vão surgir. Uma certa dose para um anti-herói ou semi-vilão como o Venom é bem vinda, mas não essas paradas repetitivas e infantis.

A dinâmica resultante de Venom, uma das coisas mais interessantes do personagem, com o que ele acredita ser justiça também foi muito mal explorada. Claro que a impossibilidade da ligação do mesmo com o Homem-Aranha, devido a copyright e outros socialismos, dificultou as coisas neste aspecto, mas, mesmo assim, isto deveria ter sido mais bem tratado.

Por outro lado, a atuação do Tom Hardy foi excelente. Praticamente carregou o filme nas costas, o qual certamente teria sido um lixo total sem ele. Claro que ele ainda tem que tomar muito Toddy pra ficar do tamanho do Eddie Brock ou ao menos de um fisiculturista comum, mas, pelo menos, não é um pica-pau como aquele que colocaram no Homem-Aranha 3. Este foi certamente o highlight do Venom, ao meu ver.

Gostei também do visual do Venom, embora os efeitos especiais do filme não sejam primorosos devido ao relativo baixo orçamento e a falta da aranha branca no peito. Tirando isso, ele ficou bem parecido com o do desenho, dos games e dos quadrinhos (pelo menos na época que eu acompanhava).

Por fim, se você gosta de filmes de super-heróis ou do Venom, diria que dá pra ver o filme, só não garanto que irá achar as mil maravilhas, mas também não acho que vai passar raiva. Acho que merecia ter sido melhor. Quem sabe na sequência que com certeza vai ter depois do filme ter ganhado uma baba nas bilheterias?

Sinopse

Um dos maiores e mais complexos personagens da Marvel se torna o centro das atenções, quando Eddie Brock se torna o hospedeiro do simbiótico alienígena Venom. Como jornalista, Eddie vem tentando derrubar o notório fundador da Life Foundation, o gênio Carlton Drake – e essa obsessão arruinou sua carreira e o relacionamento com sua namorada, Anne Weying. Ao investigar um dos experimentos de Drake, o alienígena Venom se funde com o corpo de Eddie, e de repente ele tem superpoderes incríveis, assim como a chance de fazer o que ele quiser. Sombrio, distorcido, imprevisível e alimentado pela raiva, Venom deixa Eddie lutando para controlar habilidades perigosas que ele também acha poderosas e inebriantes. Uma vez que Eddie e Venom precisam um do outro para conseguir o que procuram, eles se tornam cada vez mais interligados – onde Eddie acaba e Venom começa?

Curiosidades

  • Venom foi criado por David Michelinie, Mike Zeck e Todd McFarlane, aparecendo pela primeira vez na The Amazing Spider-Man, edição 252, em 1984;
  • Finn Wittrock e Josh Emerson foram cotados para representar o Venom;
  • O filme é um spin-off do universo do Homem-Aranha;
  • Alex Kurtzman e Gary Ross foram sondados como diretores;
  • O filme quase rendeu 10 vezes mais que o seu orçamento de cerca de 100 milhões de dólares, alcançando, até o momento desta publicação, a marca de US$ 850.000.000 nas bilheterias.

Trailer

Ficha técnica

  • Título: Venom (2018)
  • Duração: 112 minutos
  • Gênero: Super-herói, ação
  • Dirigido por: Ruben Fleischer
  • Elenco Principal: Tom Hardy, Michelle Williams, Riz Ahmed, Scott Haze e Reid Scott
  • País: Estados Unidos

Saiba mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *