Trago aqui uma receita de molho branco fácil de fazer que descobri na hora da necessidade, dá para pra colocar no macarrão e no miojo, fica bom pra baralho e serve de 5 a 8 porções (depende da fome).
Esse molho branco é realmente de boa (até um neandertal consegue fazer), seu sabor é o que qualquer um pode esperar, não tem nada muito complicado ou com interpretações subjetivas e os ingredientes são comuns, aqueles que você compra em qualquer supermercado, quiçá padaria ou lojinha de bairro. Só leva um pouco de tempo (uma meia hora) pra ficar pronto, então, lembre-se de não deixar pra fazer na última hora, quando já estiver morrendo de fome.
Arrumei essa receita quando tentei fazer macarrão só com creme de leite e percebi que não fica como imaginava que ficava. No miojo (lámen), só o creme fica até molhadinho, mas, no macarrão comum, parece que o bagulho seca grudando na massa e fica meio escroto, sei lá. Eu havia perdido a receita faz um bom tempo já, mas, na sorte, consegui achar e resolvi imortalizá-la aqui.
Mas chega de conversa fiada e vamos lá:
Ingredientes
- 1 cebola pequena;
- 1 caixa de creme de leite;
- 1/2 litro de leite;
- 1 colher de sopa de amido de milho (também conhecido como Maizena, fodase);
- 1 xícara de queijo ralado;
- 1 colher de sobremesa de sal;
- 1 colher de margarina (prefiro manteiga);
- Pimenta-do-reino ou pimenta-preta a gosto (eu não sou muito fã dessa porcaria).
Preparo
Pique a cebola pequena (veja a dica que ensina a tirar o cheiro da mão) e derreta a manteiga (ou margarina) numa panela. Daí acrescente a cebola picada, o sal e a pimenta-preta.
Você vai refogar a cebola aí até que ela fique transparente (a cebola vai perdendo a cor com o tempo). Daí, meta o creme de leite e misture.
O leite (não o creme) vai ser usado e para dissolver o amido (a Maizena) para poder colocar no molho. Daí, acrescente na panela e fique misturando até que a gororoba esteja com uma consistência adequada para ser chamada de molho branco.
Quando ficar no jeito, tire o molho do fogo (lembre-se de não deixar o fogão ligado à toa), e meta o queijo ralado, mexendo bastante para ele ficar uniforme no molho, para que não fique grudado.
Pronto. Daí você coloca o molho no que quiser. Aqui ficou bom no macarrão, miojo e até no arroz, e pode ser que fique de boa em outras coisas também.
Ah! Dá para congelar o molho que sobrar, salvo engano.