Análise do filme de terror Longlegs (2024)

Minha análise de Longlegs, um filme americano de 2024 dirigido por Osgood Perkins e estrelado por Maika Monroe, Nicolas Cage, Blair Underwood e Alicia Witt. É um terror psicológico que, apesar de suas qualidades, pode não agradar a todos os fãs do gênero.

A trama segue uma agente do FBI que investiga uma série de assassinatos na década de 1990 no estado americano de Oregon, com um padrão enigmático e conexões com um culto satânico. À medida que a investigação avança, ela descobre segredos perturbadores e enfrenta uma corrida contra o tempo para desvendar o mistério.

O Longlegs me chamou a atenção pela sua criação de uma atmosfera soturna. A forma como o ambiente é capturado visualmente é um ponto forte, contribuindo para um clima de mistério. O uso do cenário e da iluminação ajuda a estabelecer um ambiente desolador, embora não seja particularmente eficaz em gerar uma atmosfera tensa, pelo menos pra mim. A abordagem “mostre, não conte”, algo que aprecio, é evidenciada pela forma como o filme revela detalhes e contexto, como o uso de uma foto de Bill Clinton numa repartição pública (FBI) para situar a época.

Essa abordagem inclusive está relacionada ao segundo ponto que me chamou atenção. O cenário parece estar cheio de informações, o que me dá a impressão de que Longlegs embutiu também uma camada de simbolismo na narrativa. O uso de símbolos ocultos e a presença de elementos que remetem ao satanismo e à magia negra são evidentes e podem sugerir uma mensagem subliminar também. Não percebi se o filme está tentando transmitir algum tipo de mensagem através dessas representações (ou se elas realmente existem) na forma de uma abordagem seja sutil e não explícita. Bom, talvez isso seja uma conversa para o Jonathan Pageau.

O ritmo de LongLegs é claramente “slow burn”, com a história se desdobrando lentamente e a revelação dos eventos principais ocorrendo apenas no final, onde de fato acontece alguma coisa. Salvo algumas exceções, não gosto dessa abordagem, e foi o caso aqui. Embora a construção de um clima psicológico sejam fortes, a falta de tensão constante pode fazer com que o filme pareça arrastado até o clímax. Dito isso, a investigação que ocorre na trama é bacana, mas podia ter sido mais desenvolvida.

Nicholas Cage oferece uma performance intensa, característica de seu estilo, adicionando um nível de profundidade ao antagonista, embora esse seja absolutamente asqueroso e não mereça nenhuma simpatia. No entanto, enquanto Cage traz uma energia única para o filme, os outros personagens não têm os mesmos impacto e destaque, possivelmente devido a papéis que não são tão bem desenvolvidos ou complexos, ou pelo estilo da obra mesmo.

No que diz respeito ao terror, Longlegs opta por uma abordagem mais atmosférica, embora nada tensa (ao meu ver), do que assustadora. O filme não se apoia em jump scares, preferindo construir um sentimento de desconforto através de sua atmosfera e narrativa, algo que citei no início desta resenha. A questão do satanismo é tratada de forma moderada, sem aquelas palhaçadas do tipo atacar a Igreja ou pintar o Diabo como alguma entidade bacana, mas poderia ter sido explorada de maneira mais profunda, talvez com uma abordagem mais inspirada em Fausto, de Goethe.

Enfim, não achei Longlegs uma completa perda de tempo, mas também não é algo que devo querer assistir novamente. Pode ser recomendado para quem aprecia um terror psicológico mais atmosférico e menos focado em sustos imediatos e/ou para aqueles que gostam de analisar mensagens subliminares e simbolismo. Talvez isso torne a obra mais interessante.

Trailer

Sinopse

A agente do FBI Lee Harker (Maika Monroe) investiga uma série de assassinatos misteriosos ocorridos na década de 1990 em Oregon. As mortes, que seguem um padrão enigmático e estão ligadas a um culto sombrio, desafiam a lógica quando o principal suspeito parece nunca ter estado presente nas cenas dos crimes. À medida que Lee se aprofunda na investigação, descobre conexões perturbadoras e enfrenta uma corrida contra o tempo para desvendar um mistério que ameaça vidas inocentes e expõe segredos ocultos.

Ficha Técnica

  • Título: Longlegs (2024);
  • Duração: 101 minutos;
  • Gênero: terror, suspense;
  • Escrito e dirigido por: Osgood Perkins;
  • Produzido por: Dan Kagan, Brian Kavanaugh-Jones, Nicolas Cage, Dave Caplan e Chris Ferguson;
  • Elenco Principal: Maika Monroe, Blair Underwood, Alicia Witt e Nicolas Cage;
  • Data de Lançamento: 12 de julho de 2024;
  • País: Estados Unidos;
  • Idioma original: inglês;
  • Orçamento: < $10 milhões;
  • Bilheteira: $102,5 milhões.

Mais filmes de terror

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *